Gerenciamento por Categorias

 
Projetos Inovação Layout
 
 

A maioria dos supermercadistas não tem noção da importância do gerenciamento do espaço de área de vendas, ocupados pelas diversas categorias de produtos na loja. Muitos varejistas sequer conseguem detectar e avaliar a distorções que ocorrem na loja em relação aos espaços das categorias.



Qualquer loja independente do tamanho oferece muitas oportunidades de melhorias relacionados ao gerenciamento de espaço da área de vendas.




A maioria das lojas estão com sérios problemas de gestão de espaço de área de vendas.Existe no mercado muitos produtos de uma mesma categoria, fazendo com que a maioria das lojas perca o bom senso com relação ao tamanho de espaço de área de venda, principalmente em pequenas lojas.




Algumas categorias estão com espaço super dimensionados enquanto outras de melhor valor agregado ficam expostas de forma tímida ou quando não estão nas prateleiras e sim no estoque.




Existe no mercado alguns segmentos de produtos que por sua vez expostos por marcas tráz um melhor resultado pois expostos de forma agrupada (marcas) fortalece a parceria entre fornecedor e varejo facilitando as negociações




Exemplos: Iogurtes, pães industrializados, farináceos, biscoitos e outros. Não é possível gerenciar categorias com um mix de produtos indefinido.



O gerenciamento por categorias nos leva a olhar com detalhe para dentro do nosso negócio, buscando produtividade e rentabilidade e principalmente estabelecendo uma diferenciação junto ao seu concorrente, o que permitirá com toda certeza um crescimento sustentável. Outro ponto que destacamos na implementação deste processo de gestão comercial está no fato de que precisamos controlar, supervisionar tudo que ocorre na operação da loja para melhorarmos sempre nossa prestação de serviço junto ao cliente, lembrando que "o que não é medido não é gerenciado".




Principais Ganhos com a Layoutização e Gerenciamento.

 

• Adequação do mix ofertado


• Aumento da rentabilidade


• Satisfação do consumidor


• Preferência na compra por parte do consumidor


• Aumento do faturamento


• Facilidade de encontrar os produtos


• Venda por impulso


• Loja organizada e atrativa



A Layoutização é uma ferramenta de gestão oferecida para seus clientes varejistas, e que busca o aperfeiçoamento da distribuição organizada dos produtos no ponto de venda, facilitando a visualização pelo consumidor. Ainda possibilita aumentar a demanda de produtos, por meio da criação de ambientes organizados que estimulam o consumo e auxiliam na escolha ideal



A Inovação Layout Organização para Supermercados e lojas de departamentos, disponibiliza uma equipe especializada que segue até os estabelecimentos. Esta equipe define o melhor layout da loja, organizando e criando ambientes de compras para o consumidor. O objetivo dessa ferramenta é oferecer na exposição correta, o sortimento de produtos ideais para o público-alvo.